Existem pessoas que, em termos de relacionamentos, são obcecadas em controlar a vida de outras pessoas, estabelecendo o que essas devem fazer ou deixar de fazer, no sentido mais amplo do termo. Para as pessoas que assim agem, controlar é a palavra de ordem que rege suas vidas.
Nesse sentido, elas tentam estabelecer, na relação com uma outra, uma série de normas ou regras de comportamentos a serem cumpridas ou obedecidas, não suportando variações. Diante de mudanças mínimas de comportamento, elas se apavoram, se perdem em si mesmas, não sabendo lidar com nenhuma forma de mudança, mesmo quando essas são frutos de algum acontecimento imprevisto.
Quaisquer mudanças, sempre possíveis de ocorrer na vida de quem quer que seja, fazem as pessoas controladoras sofrerem em demasia. Tanto quanto também fazer sofrer as pessoas que são objetos ou alvos das ações de controle. O psicólogo Sylvio Ferreira falou sobre o tema na coluna Psicologia em Movimento da Rádio Jornal. Acesse o link e ouça a reportagem: https://hearthis.at/tecnologia/psicologia-06.11.19/
Fonte e agradecimentos: Rádio Jornal Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário