Páginas

Paralisação de educadores pode desmotivar alunos.

É muito comum vermos em escolas e colégios mantidos pelo governo começarem uma greve. Caso essa paralisação percorra a longo tempo, pode ser considerada como um prejuízo para os estudantes de determinada instituição de ensino, que evidentemente sofrerão alterações no calendário escolar, além de outras consequências, segundo o psicólogo especialista em educação, Marcos Meier.

Toda greve vai causar algum tipo de prejuízo. Isso é verdade e não tem como escapar. O calendário escolar da rede estadual é elaborado com 200 dias de aulas. Então, se diminuirmos essa quantidade de dias fora de sala de aula, o calendário vai precisar ser refeito com, por exemplo, aulas aos sábados ou até mesmo durante o período de férias, caso a greve continue.

Muitos dos alunos que já estão em casa porque as aulas podem começar a qualquer momento poderiam ter estendido o período de férias, por exemplo. Ou seja, o aluno está em casa esperando que as aulas comecem e as aulas não começam. Isso pode, sim, deixá-los sem motivação.

Se a paralisação se estender por muito mais tempo e haja realmente menos dias de aula, cada professor terá que fazer um replanejamento do conteúdo, ou seja, aquelas aulas um pouco mais supérfluas podem ser deixadas de lado.

Mas também é preciso analisar o lado dos grevistas. Quando a gente fala nesses prejuízos, temos que olhar o outro lado. Permanecer com professores desmotivados em sala de aula também é um prejuízo não só para os alunos, mas para a sociedade em geral. Se eles [os professores] não fizessem greve, não fizessem manifestação, estariam desmotivados e, com certeza, isso implicaria, também, no conteúdo aplicado. Então, apesar de o remédio ser ruim ou amargo, ele é remédio.

Um comentário:

  1. Eu me importo com os Professores, pois Trabalham na Base e sem uma Base firme não há sustentação resistente de nenhuma construção. Um País que não valoriza a Educação e os Educadores não tem Futuro.
    Penso que os Pais deveriam estar aderindo a Greve junto com os Professores, posto que parece que não estão nem aí para os próprios filhos, uma vez que um governo como esse está deixando com suas atitudes os seus filhos em um caminho de desamparo cultural, emocional, retirando disciplinas dos currículos, disciplinas vitais para uma caminhada Humanista. Mexam-se País ou não tenham filhos para trilharem caminhos de escravidão. Apoio a Greve dos Professores a demais a greve é um direito e é legítima. Penso que qualquer represália por parte de governo aos Professores deve ser respondida pelo Povo com outra represália, Você não está no governo, você é um funcionário do Povo Trabalhador, "governante", então trata de fazer bem o teu trabalho ou retire-se desse lugar. Olha só os anos que os funcionários Públicos Estaduais não ganham aumento e ainda têm que receber parcelado seus salários que é um direito respaldado em Lei, isso já diz de incompetência do gestor e falta de cumprimento e respeito a Lei.

    ResponderExcluir